Leandro Chernicharo

O músico carioca Leandro Chernicharo teve seu primeiro contato com a música aos 14 anos, quando ganhou seu primeiro violão. Depois de muito praticar e tocar junto com um de seus primos, aos 16 anos, após comprar sua primeira guitarra (uma Fender Stratocaster que tem e usa até hoje), já formava sua primeira banda com alguns primos e amigos. O trabalho era de rock e tinha algumas pitadas de humor em suas letras.

Com o passar do tempo, Leandro começava a compor músicas mais maduras, com temas que variavam entre o político e o romântico. Com suas bandas, participava de diversos festivais, sempre tendo o trabalho muito bem aceito. Aos 18 anos já lecionava violão e guitarra para pagar sua faculdade e comprar seu equipamento.

Músico autodidata, aos 20 anos teve seu talento natural reconhecido por um grande artista do cenário musical brasileiro: foi chamado para compor a banda do lendário Michael Sullivan, trabalho muito importante em sua carreira. Foi durante esta grande experiência que pôde lapidar seu trabalho como compositor, músico e arranjador.

Nos últimos anos Leandro vinha trabalhando com a banda carioca Ázzus, com a qual gravou algumas músicas que tiveram excelente divulgação e aceitação na região do Vale do Paraíba, tendo tocado na 35ª edição do festival EXAPICOR, que acontece anualmente na cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro.

Leandro Chernicharo possui um home studio, onde produz seus trabalhos e de outros artistas, fazendo ele próprio a gravação, produção e mixagem de todo o trabalho.

Leandro Chernicharo é um músico de muitas facetas, um grande compositor, multi-instrumentista, produtor e arranjador, que usa sua experiência e sensibilidade para trabalhar com diversos estilos musicais, seja em seu próprio trabalho ou no de outros artistas.

Em agosto de 2007 Leandro lançou de forma independente seu primeiro disco solo, What lies underneath, que conta com apenas uma faixa cantada, sendo as demais composições totalmente instrumentais. Este disco teve boa repercussão, principalmente internacional, alcançando algumas rádios americanas e européias. O disco serviu de estímulo para que Leandro gravasse seu segundo trabalho, lançado em janeiro de 2009, intitulado Neverending trip. Este álbum trouxe uma grande evolução do artista em todos os aspectos: músico, produtor e arranjador. As composições ficaram mais maduras e bem elaboradas, com arranjos de extremo bom gosto.

Durante dois anos Leandro morou em São Paulo e ministrava palestras, aulas e cursos de violão, guitarra e gravação em home estúdio, além de gravar e produzir pequenas novas bandas e cantores. Foi durante esse tempo que ele gravou seus dois discos e teve aulas com a lenda viva da guitarra rock nacional, Eduardo Ardanuy. Nestas aulas Leandro se especializou em harmonização e improvisação sobre modos, uma das principais características e especialidades de Ardanuy.

De volta ao Rio de Janeiro, Leandro continua com suas atividades musicais, expandindo ainda mais seu universo artístico. Além das já citadas tarefas, ele agora atua na noite carioca se apresentando como acompanhante ou solo, em repertório de voz e violão, além de se apresentar em casamentos, festas e eventos em geral.

Leandro has contributed to The Haywire Hopefuls by recording electric guitar parts for the songs “Stop and Drop It“ and “Make Us More”.

Click here for more info on Leandro Chernicharo.